O Programa de Desenvolvimento Florestal 2012, que visa fomentar a integração lavoura-pecuária-floresta na região de Guarapuava, iniciou na quarta-feira, 21, com o curso sobre Solos Florestais e Planejamento.
A parte teórica aconteceu no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava e a prática, em uma propriedade rural. Mais de 70 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, agrônomos, professores e estudantes, participaram do curso.
Neste módulo, os engenheiros agrônomos Antônio Felipe Domansky (especialista em fertilidade de solos e nutrição vegetal) e Pedro Francio Filho (especialista em sistemas agrossilvipastoris) abordaram o procedimento de coleta de solos, fertilidade, nutrição vegetal, correção e adubação em busca da produtividade elevada, além do planejamento e a implantação florestal.
Além de técnico, o evento teve caráter social, já que arrecadou ovos de Páscoa através da Campanha Produtor Solidário, que beneficia entidades assistenciais do município.
O Programa de Desenvolvimento Florestal 2012 conta com o apoio da Cooperativa Agrária, Fertilizantes Heringer, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Reflorestadora Schram, Syngenta, Unicentro, Viveiros Pitol, Polim Agri e Zico Motosserras, sob a coordenação do Sindicato Rural de Guarapuava.
Com assessoria/Sindicato Rural de Guarapuava