Dados divulgados pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) mostram que a parceria com a Itaipu Binacional foi certeira. O alvo eram servidores públicos municipais paranaenses com a oferta de cursos de pós-graduação, sem custos para os participantes.
De acordo com a AMP, o programa ‘AMP-Itaipu 4.0’ ofereceu 16 mil vagas em quatro áreas. Entretanto, as inscrições somaram 35.358 interessados. “O número ultrapassa em 221% a meta estipulada”. O sucesso que seria o programa já se desenhava nos dois primeiros dias das inscrições. Nesse curto espaço de tempo, 50% das vagas já estavam preenchidas.
Entre os cursos de autismo; licitação e contratos na Lei 14.133/2021, gestão de esporte e lazer, e alfabetização e letramento, o autismo foi o mais concorrido. Do total de inscritos, 19.667, o equivalente a 55,62 % dos cadastros, mostraram interesse em capacitação para autismo.
Já para alfabetização e letramento (7.20), licitação ( 6478) e gestão em esporte e lazer (2006). Conforme o presidente Edimar Santos, agora haverá a seleção para os cursos que extrapolaram as vagas.
A nossa prioridade vai ser para os municípios com até 20 mil habitantes. Queremos capacitar o máximo de servidores públicos. Mas adianto que os inscritos em gestão de esporte e lazer todos estão aprovados.
De acordo com Edimar Santos, a parceria entre a AMP e a Itaipu, além da adesão das prefeituras, resultaram no sucesso do programa. “É uma demonstração de que precisamos investir mais na capacitação dos servidores municipais, principalmente, dos pequenos municípios. São quatro cursos gratuitos de alta qualidade, possibilitando que servidores que não teriam a chance dessa formação se qualifiquem e prestem um atendimento cada vez melhor à população dos municípios”.
O municipalista reconhece a importância da pareceria da Itaipu nesse processo. “Devo um ‘muito obrigado’ ao presidente Enio Verri e equipe por esse apoio ao nosso projeto, e às prefeituras do Estado pelo sucesso do programa”. Ele assegura que os 399 municípios do Paraná serão atendidos.
Leia outras notícias no Portal RSN.