Com objetivo de incentivar o empreendedorismo rural, o Sindicato Rural de Guarapuava realiza a partir de hoje, sábado (11), o curso "Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris – Empreendedor Rural". O treinamento é oferecido em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para produtores rurais e interessados.
As aulas iniciam pela manhã, das 8 às 12h e continuam no período da tarde, da 13 às 17h. Serão 17 encontros que totalizam a carga horária de 136 horas.
O instrutor do curso, Luiz Augusto Burei é gestor em agronegócios, especialista em administração financeira e planejamento estratégico e explica que o objetivo é desenvolver o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio e ampliar sua capacidade influenciadora nas transformações do setor e da sociedade. "É preciso que o produtor rural desenvolva competências empresariais,para que ele possa planejar onde ele quer ir e como vai alcançar suas metas".
Todos os sábados serão abordados temas específicos, como os três componentes básicos para o empreendedor rural que é a gestão de conhecimento; elaboração do projeto e desenvolvimento humano. Entre o conteúdo programático estão: o programa empreendedor rural; o empresário rural e suas competências; fundamentos econômicos; a família e a propriedade rural; planejamento participativo das empresas; legislação agrária; estratégias de comercialização entre outros.
"O programa vai ajudar o produtor a compreender sua atuação produtiva e também refletir como ele age no âmbito não só profissional, mas social. Dessa forma, desenvolve um outro tipo de competência que pode auxiliá-lo a tomar decisões sobre o seu próprio negócio. É importante que a propriedade rural seja cada vez mais vista e gerida como uma empresa", diz Burei.
O curso tem vagas limitadas e o pré-requisito é ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo e as inscrições podem ser realizadas na sede do Sindicato Rural. Para mais informações com Rose pelo telefone 3623-1115.