22/08/2023
Educação

Curso de Farmácia realiza evento sobre projeto da Farmácia Escola

imagem-81768

Foto/Cassieli Pinto 

Bárbara Franco 

O curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) realizará um evento do projeto “Acompanhamento Farmacoterapêutico em usuários da Farmácia Escola” e convida a comunidade, farmacêuticos de Guarapuava e região para participar. O encontro será realizado no dia 17 de novembro no auditório da Unicentro campus Cedeteg, das 14h às 18h.

De acordo com a coordenadora do projeto Juliana de Souza Fernandes Rossi, o evento será financiado pelo Conselho de Farmácia do Paraná. A abertura será realizada por um palestrante da área de atenção farmacêutica, seguido pelas apresentações dos resultados.

Juliana explica que o projeto conta hoje com vinte pacientes e 17 alunos estagiários. “Os pacientes são atendidos e acompanhados por meio do método Dader de Acompanhamento Farmacoterapêutico (ferramenta utilizada pelos profissionais farmacêuticos onde os mesmos se responsabilizam pelas necessidades do doente atribuídas por medicamentos) em consultório próprio na Farmácia Escola da UNICENTRO”.  As consultas são farmacêuticas e intervenções estão sendo realizadas desde o mês de julho deste ano e terá encerramento em dezembro.

O evento tem como objetivo a divulgação da área clínica do Farmacêutico  e a demonstração dos resultados  positivos  na otimização da farmacoterapia , mostrando o impacto na qualidade de vida dos pacientes submetidos ao cuidado do profissional farmacêutico.  “Além da divulgação e a apresentação dos resultados vem de encontro a nova lei nº 13.021 de 8 de agosto de 2014, Farmácia como Estabelecimento de Saúde, que em seu artigo 13, capitulo III, prevê como obrigatório ao farmacêutico o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada”.

            

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.