O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fogo de Chão, está promovendo o curso Trabalhador na Doma Racional de Equídeos: Adestramento. As aulas iniciaram no dia 7 de junho e seguem até o dia 17.
O instrutor do Senar, Paulo Santos Schwab Filho, fala sobre a teoria e a prática do curso. “As aulas estão sendo praticadas no chão. Primeiro é preciso encilhar e tirar as cócegas do animal. Somente depois os alunos montam nos cavalos”, explica.
O adestramento de muar é ministrado pelo auxiliar do Senar, Juliano Antunes da Silva. Ele explica as diferenças entre a doma de cavalos e de muares. “O burro é mais inteligente que o cavalo. Isso torna a doma mais fácil e mais rápida. Enquanto os alunos com cavalos ainda estão ensinando o animal a perder o medo, os alunos com burros já estão montando”, comenta.
“O curso é muito bom, trabalho com doma de cavalos há muitos anos e confesso que muita coisa que eu vi aqui eu não fazia na fazenda. Algumas coisas eu fazia de um jeito que não era o certo e aqui aprendi a fazer tudo da maneira mais correta e mais segura”, relata o domador Juarez Souza Santos, participante do curso.