22/08/2023


Agronegócio

Curso forma 12 novos cavaleiros durante a Expogua

imagem-29178

Foram realizadas neste domingo, dia 14, as últimas aulas da Instrução Equina – Quarto de Milha, na 36ª Expogua (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava). As aulas ocorreram na pista disponível no interior do Parque Lacerda Werneck.

Durante os dias 12, 13 e 14, entre as 8h e às 18h, Paulo Koury Neto, campeão mundial de Rédeas, instruiu 12 cavaleiros da região com aulas teóricas e práticas, e apresentou técnicas avançadas para doma e adestramento de cavalos.

Segundo Guilherme Moss, participante do curso, as aulas em sala foram muito importantes. “Ele nos deu muita informação durante as aulas. Mostrou para nós vídeos de campeonatos mundiais, analisando e nos explicando os detalhes de cada movimento”.

Sobre a raça

A raça Quarto de Milha surgiu nos Estados Unidos durante a colonização do oeste. Originário da cruza entre cavalos ingleses, cavalos espanhóis e cavalos selvagens (Mustang’s e Corcéis), o Quarto de Milha fez parte da história americana quando montado por ingleses, durante a conquista da terra do ouro.

No Brasil, a raça chegou aos pampas gaúchos para a lida no campo, mas logo se mostrou uma raça robusta e passou a ser usada em competições, como páreos e provas de laço. Em Guarapuava, a raça já tem 50 anos, e desde então a região é celeiro de campeões nacionais.

Na raça Quarto de Milha existem três linhagens: corrida, conformação e trabalho. Nesta última, existem diversas competições, como a de Rédeas. “Nesta categoria é avaliado a resposta do cavalo perante os movimentos do cavaleiro”, explica Paulo Chaves, criador da região há cerca de 20 anos e com seis animais expostos na feira.

Por Bruno Hilgemberg (Assessoria de Imprensa EXPOGUA/UNICENTRO)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo