22/08/2023
Educação Em Alta

Cursos colocam Guarapuava na elite do ensino médico nacional

Com proficiência de 97,5%, curso alcançou o conceito 5 no Enamed 2025; Centro Universitário Campo Real também se destaca com nota 4

Formandos da Unicentro (Foto: AEN)

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) alcançou o patamar mais alto do ensino médico no Brasil. Conforme os dados divulgados referentes ao Enamed (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina), aplicado em outubro de 2025, a instituição obteve o conceito 5, nota máxima da avaliação. O resultado coloca a Unicentro entre as sete melhores universidades do país, com o sexto lugar, e no topo do ranking da região Sul.

O desempenho ganha contornos históricos quando analisado o cenário nacional. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/Enamed), das 39 estaduais que participaram da prova, apenas 18 atingiram o conceito máximo. Em termos de proficiência dos concluintes, a Unicentro registrou o índice de 97,5%, o maior da região Sul, evidenciando o preparo técnico dos novos profissionais. O reitor da Universidade, Fábio Hernandes, destacou que os investimentos em políticas acadêmicas e obras recentes, como o Centro de Pequenas Cirurgias, têm dado retorno direto. “Este resultado mostra que o nosso curso está no caminho certo e reforça o papel da universidade pública como referência em saúde”.

De acordo com Abrão José Melhem Júnior,  coordenador do Curso de Medicina, o desempenho reflete a qualidade do projeto pedagógico adotado pela instituição. “O resultado confirma a excelência da formação técnica e humana que oferecemos desde o primeiro ano, com ênfase no raciocínio clínico e na prática simulada. Este conceito máximo atesta que o investimento em metodologias inovadoras está contribuindo para a formação de médicos altamente qualificados”.

GESTÃO SUPERA GARLOS ESTRUTURAIS

A conquista da nota 5 ocorre em um contexto de superação. Diferente de universidades centenárias com vastos complexos hospitalares, a Unicentro atingiu a excelência apostando na gestão acadêmica e no currículo humanizado.

Apesar do clima de celebração, o resultado reacende o debate sobre a infraestrutura de prática em Guarapuava. O curso tem um histórico de mobilizações estudantis pela transformação do Hospital Regional em um Hospital Universitário (HU) pleno.

Embora o Governo do Estado tenha formalizado o Hospital Regional como “unidade escola” em 2024, a nota máxima surge como argumento definitivo para que a transição para HU seja consolidada, garantindo autonomia na gestão do ensino, pesquisa e assistência.

CONSOLIDAÇÃO REGIONAL

O Centro Universitário Campo Real também confirmou o bom momento do polo médico de Guarapuava. De acordo com o ranking, a Instituição obteve o conceito 4, índice considerado alto e que mantém o curso no grupo de elite das faculdades bem avaliadas. O resultado ratifica o reconhecimento de excelência que a Campo Real já havia obtido junto ao Ministério da Educação (MEC) no ano anterior.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.