A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMD) abriu as inscrições para os cursos de Eletricidade Industrial e Eletricidade Predial. O objetivo da ação é proporcionar a capacitação e exigência do mercado de trabalho.
De acordo com a prefeitura, as qualificações são promovidas e custeada pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) do Governo do Estado do Paraná. A iniciativa é gratuita e confere um auxílio de R$ 600, incluindo uniforme e apostila ao aluno.
Vale ressaltar que a bolsa corresponde a R$ 25 por dia e os participantes recebem em duas parcelas. Se caso faltar, o aluno tem o valor descontado do valor final. De acordo com as regras do programa, o participante apenas recebe o pagamento se comparecer no curso do início ao fim. Entretanto, em caso de desistência ou reprovação por falta, não haverá pagamento referente ao período cursado.
Depois de cumpridas as 96h de curso, o profissional receberá um certificado do Senai. No curso de Eletricidade Industrial, o estudante vai aprender comandos elétricos, sensores industriais e quadros de comando, explorando partida direta, inversores de frequência, gestão industrial e diagnóstico de falhas.
CONTEÚDOS DOS CURSOS
O profissional terá capacitação para o trabalho com montagem ou manutenção industrial, assistência técnica em máquinas e equipamentos elétricos de indústrias de qualquer segmento. As aulas ocorrerão no período noturno do dia 4 de junho a 11 de julho, das 18h30 às 22h30.
Já o curso de Eletricidade Predial oferece conhecimentos do básico à norma técnica que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas. O aluno vai aprender interpretação de projetos e dimensionamento, trabalhando em segurança e prática.
Além disso, o estudante desenvolverá competências para planejar serviços elétricos, executar instalações de baixa tensão e montar e reparar instalações elétricas. Inclusive terá conhecimento de equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços. As aulas serão no período da tarde, das 13h30 às 17h30, do dia 4 de junho a 11 de julho.
As inscrições para o curso de Eletricidade Predial podem ser feitas aqui. Já para a turma de Eletricidade Industrial, os interessados podem clicar aqui. Mas atenção, é necessário que o candidato tenha 18 anos no ato da matrícula. Por fim, o aluno selecionado receberá o endereço do local de execução e demais informações uma semana antes de iniciar o curso.
Leia outras notícias no Portal RSN.