Técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estarão em Guarapuava nesta sexta-feira (16) para fazer um levantamento de custo de produção de pecuária de corte.
O trabalho faz parte do projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o CEPEA, que consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo. Um grupo formado por técnicos e produtores conhecedores da realidade local se reúne para construir um sistema de produção (a moda), mediante um debate aberto. Juntos, eles montam uma planilha de custos de insumos e receita da faixa mais representativa da produção naquele município. O projeto pretende fortalecer a rede de acesso dos produtores rurais a mecanismos de gestão de custos e riscos, além de fornecer continuamente informações estratégicas sobre o setor rural. A reunião será às 8 horas, no Sindicato Rural de Guarapuava.
Além de Guarapuava, o levantamento também será feito em Cascavel, Paranavaí, Umuarama, Londrina.
Estão convidados todos os pecuaristas interessados em contribuir com o estudo, fornecendo seus dados de custo de produção, além de técnicos e contadores do setor. É preciso trazer informações sobre o preço de insumos (medicamentos, fertilizantes, cercas), preço de comercialização dos animais e demais informações referentes à pecuária de corte que possam contribuir com a elaboração do custo de produção.
No dia 27 de agosto será feito, em Guarapuava, o levantamento de custo de produção de grãos.