22/08/2023
Brasil Cotidiano Política

Datafolha indica que Lula tem 47% no 1° turno e Bolsonaro 28%

Conforme o Datafolha, Lula vai melhor no Nordeste e entre quem ganha menos. Já Bolsonaro lidera entre evangélicos e mais ricos

montagem-lula-bolso

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades brasileiras (Fotos: Igo Estrela/Metrópoles/Ricardo Stuckert)

A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nessa quinta (23) mostrou que Lula tem 47% da intenção de votos no primeiro turno. Em segundo, Bolsonaro está com 28% e Ciro Gomes aparece em terceiro com 8%.

De acordo com as informações, a pesquisa divulgada pelo site do jornal Folha de S. Paulo ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Desse modo, Lula vai melhor no Nordeste e entre quem ganha menos. Já Bolsonaro lidera entre evangélicos e mais ricos. Conforme o levantamento, na região Nordeste, Lula tem 59% contra 19% de Bolsonaro. O petista também vai bem entre os mais jovens, vencendo de 54% a 24%.

Ainda, o ex-presidente tem os melhores desempenhos entre os menos escolarizados e entre os que ganham até dois salários mínimos. Nos dois perfis de eleitorados, Lula vence de 56% a 22%.

BOLSONARO

Já o atual presidente ampliou a vantagem entre os evangélicos. De acordo com o Datafolha, a intenção de voto nesse grupo era de 39% e oscilou para 40%. Já Lula oscilou para baixo, de 36% para 35%.

Bolsonaro também vai melhor entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, tem 47% das intenções de voto. Ainda, entre os empresários, chega a 43%. O presidente se manteve estável entre desempregados, oscilando de 14% para 15%.

Além disso, o presidente também vai melhor do que a média entre homens, que corresponde a 36%. Bolsonaro também vai bem no Centro-Oeste, onde apresenta 40% de intenção de voto. No Sudeste, tem 29%, enquanto Lula tem 43%.

REJEIÇÃO

Os grupos que mais rejeitam Bolsonaro são os desempregados, pretos, nordestinos e estudantes. Assim como mulheres, católicos, jovens e os mais pobres. Já a maior rejeição a Lula ocorre entre empresários, mais ricos que ganham entre cinco e 10 salários mínimos. Além de pessoas com nível superior, evangélicos, espíritas, moradores do Centro-Oeste e homens.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.