Enfim, acabou a ‘pendenga’ pelo comando do ‘Republicanos’ em Guarapuava. O partido fica com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann. Eleito pela sigla, o vereador Pedro Moraes, que preside a Câmara, não permanece. É que o ‘Republicanos’ é pequeno para ambos. Conforme as negociações que duraram meses, Pedro contava com o apoio do deputado estadual Alexandre Curi (PSD). Ele, Curi, tem influência no Partido. No entanto, as constantes viagens de Janaína a Brasília, a proximidade dela com a senadora Damares foram decisivas para que o resultado fosse favorável à secretária.
Inclusive, o presidente estadual Marcelo Almeida esteve na capital federal na última semana. Em conversa com um dos assessores de Curi, na sexta (8), havia a garantia de “200% que o partido seria de Pedro”. Porém, simpático à Janaína, Marcelo Almeida deu outra versão. Ele retornou ao Paraná com a notícia de que o ‘Republicanos’ permanece com a ‘loira’.
Após ter vencido essa batalha, Janaína começou a semana ligando para lideranças afins. Entretanto, se mantém calada sobre o futuro político neste ano. Todos sabem que ela sonha em administrar Guarapuava. Mas surpreendeu ao compor o secretaria do prefeito Celso Góes (CD), que seria o principal adversário dela, caso assuma uma candidatura a prefeita de Guarapuava. Se isso ocorrer, ela marca um ponto negativo nesse rompimento, uma vez que se utilizou do cargo oficial para projetar o nome.
Outra possibilidade é pleitear a vice na chapa de Celso à reeleição. Embora existam secretários trabalhando para ganhar a vaga, o prefeito pode ficar entre Janaína e o atual vice, Samuel Ribas (leia-se Fernando Ribas Carli). Quanto a Pedro Moraes ele possui uma grande tendência de ir para o MDB, presidido pelo empresário rural Josoel Lima.
Leia outras notícias no Portal RSN.