22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Declaração anual de MEI deve ser entregue até 31 de maio

A orientação da Agência do Empreendedor é que em caso de dúvidas, procure ajuda pelos canais de atendimento de forma gratuita e rápida

PREFEITURA-e1655302524947-1024x568

Agência do Empreendedor fica localizada na Prefeitura de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava informa que Microempreendedores individuais (MEIs) podem fazer a Declaração Anual de Faturamento. Conforme as informações, o prazo segue até o dia 31 de maio de 2023. Deve ser feito pelo site da Receita Federal ou com o auxílio da equipe da Agência do Empreendedor.

Vale lembrar que o não preenchimento pode trazer transtornos, além de multa aos profissionais. A orientação da Agência do Empreendedor é que em caso de dúvidas, procure ajuda pelos canais de atendimento e forma gratuita e rápida.

Segundo o calendário oficial, até o dia 31 de maio, o MEI deve preencher a DASN-SIMEI indicando o faturamento arrecadado no ano de 2022. Basta acessar o site da Receita Federal ou solicitar o auxílio da equipe da Agência do Empreendedor. Tudo é feito de forma gratuita.

QUAL O LIMITE?

O limite anual de faturamento do MEI é de até R$ 81 mil. Porém, o documento deve ser enviado mesmo que o MEI não tenha tido receitas durante o ano. Já caso extrapole o limite, o empreendedor deve buscar o apoio de um profissional de contabilidade e fazer desenquadramento do regime do MEI. A declaração deve ser feita mesmo nos casos de baixa de MEI.

Caso o MEI não faça a declaração dentro do prazo, ficará inadimplente com a Receita Federal. Assim,  vai estar sujeito ao pagamento de multas e ainda poderá perder o registro. Outro problema causado pela não declaração é o impedimento de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser pago todo mês.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp da Agência do Empreendedor, no número: (42) 3142-1844.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.