22/08/2023



Brasil Política

Declaração de Bolsonaro sobre democracia é afronta aos Três Poderes, diz Rubens Bueno

Para parlamentar, dizer que a "democracia no país só existe se elas [Forças Armadas] quiserem" parece uma ameaça aos Poderes constituídos

Rubens Bueno

“Trata-se de uma afronta aos Três Poderes e à Constituição. Espero que ele explique direito o que quis dizer. Se isso não for esclarecido, vão começar a surgir dúvidas sobre sua real intenção no governo. Um homem eleito pelo povo jamais poderia falar uma coisa dessas”, reagiu, nesta quinta feira (7), o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) ao comentar a declaração do presidente Jair Bolsonaro durante discurso na cerimônia do 211° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, na sede da Marinha, no Rio, quando disse que democracia e liberdade só existem “quando as Forças Armadas assim o querem”.

(Foto: Ascom)

Rubens Bueno afirmou ainda que esse tipo de declaração do presidente desgasta a sua relação com o Congresso, com o Judiciário e também gera desconforto no próprio Executivo e nas Forças Armadas.

“Querer homenagear e prestigiar as Forças Armadas é uma coisa, agora dizer que a democracia no país só existe se elas quiserem parece uma ameaça aos Poderes constituídos”, declarou o deputado. Para o parlamentar, as constantes polêmicas criadas por ações e afirmações de Bolsonaro e familiares já passaram em muito dos limites.

“É difícil que se passe uma semana sem polêmica ou uma crise criada pelo próprio governo. E olha que ainda nem começamos a analisar a reforma da Previdência no Congresso. Do jeito que a coisa vai o cenário começa a se complicar”, alertou Rubens Bueno.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo