22/08/2023
Cotidiano Paraná

Decreto autoriza eventos para até 15 mil pessoas no Paraná

Decreto estadual permite encontros em espaços abertos com lotação máxima de 80%. E em locais fechados o limite é 70%

DCIM101MEDIADJI_0370.JPG

Decreto estadual permite encontros em espaços abertos com lotação máxima de 80%. E em locais fechados o limite é 70% (Foto: AEN)

Após análise do cenário epidemiológico, com a redução nos números da pandemia, o Governo do Estado decidiu ampliar a capacidade permitida de público em eventos abertos e fechados em todo o Paraná.

Assim o decreto 9.224/2021, permite encontros em espaços abertos com capacidade máxima de lotação de 80% do previsto para o local. Contudo, não pode exceder o limite de 15 mil pessoas. Já para os locais fechados a lotação máxima é de 70% da capacidade do complexo. E também com a obrigatoriedade de não ultrapassar 15 mil pessoas.

DECRETO ANTERIOR

Até então, o decreto (9.095/2021), em vigor desde 15 de outubro e com validade até domingo (31), possibilitava eventos em espaços abertos. No entanto, para público exclusivamente sentado ou delimitado. Além disso, a capacidade máxima de lotação era de 60% do previsto para o local, desde que não ultrapassasse 5 mil pessoas.

Em ambientes fechados, também com público exclusivamente sentado ou delimitado, a regra limitava capacidade máxima de lotação de 50% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 2 mil pessoas.

Por fim, organizadores desses eventos precisam exigir o comprovante de vacinação ou um teste negativo para covid-19 dos participantes, com no máximo 48 horas de antecedência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.