Da Redação, com assessoria
Dois projetos de leis aprovados pela Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná, contemplam portadores de deficiências físicas e skatistas.
Presidida pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB-Guarapuava), as matérias foram analisadas e aprovadas em reunião ordinária com a presença de deputados membros, do presidente da Associação de Skate de Curitiba, Sandro Tanck, e do representante da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Professor Benedito Rodrigues de Oliveira.
O PL número 37/2015, obriga que estádios de futebol, ginásios esportivos e clubes sociais criem e mantenham no mínimo 0,02% de seus assentos reservados para acomodação de portadores de deficiência física. Estabelece, ainda, que o atendimento a estas pessoas seja prioritário e que haja sinalização indicativa e acesso apropriado a todas as dependências.
A outra proposição insere no calendário oficial de eventos do Paraná a semana de Fomento ao Skate, realizada anualmente na terceira semana de junho, com o objetivo de desenvolver ações e campanhas que divulguem a importância da prática das variadas modalidades esportivas.
Bernardo Carli afirmou que o intuito é estabelecer um grande diálogo com a sociedade paranaense sobre iniciativas que estimulem o desenvolvimento das diversas práticas esportivas. Para isso, a Comissão tem um cronograma de reuniões e atividades a seguir pelos próximos meses.
Participaram da reunião, também, os deputados Pedro Lupion, Pastor Edson Praczyk, Cobra Repórter e Péricles de Mello.