22/08/2023
Esportes

Delegação do Paraná se destaca

imagem-98830

Da Redação, com assessoria

A delegação paranaense conquistou 53 medalhas nas modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa para atletas de 12 a 14 anos. No total, forma 22 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. Além disso, os paranaenses ainda estabeleceram cinco recordes, um na natação e quatro no atletismo.

O Estado se destacou nas provas de ciclismo, foram cinco ouros de seis possíveis. Amanda Kunkel, de Maringá, foi uma das atletas que conquistaram a primeira posição na competição. “Os meninos assimilaram a dinâmica que planejamos para as provas e o resultado foi fantástico, e olha que esta foi a estreia dos quatro ciclistas. Não me recordo de o Paraná ter feito uma participação tão excepcional assim, sem falar na Amanda é fora de série e tem tudo para se tornar uma atleta de alto nível”, declarou o técnico Carlos Martinelli. 

Outras modalidades de destaque foram o judô, a ginástica rítmica, o badminton, a natação e também o atletismo.
“Nossa delegação é composta de 159 jovens, campeões dos Jogos Escolares do Paraná, que foram realizados em Apucarana. Foram aproximadamente 80 mil atletas esse ano”, lembra o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício. “É um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, atendendo determinação do governador Beto Richa de realizarmos todos os esforços para incentivar a prática de esportes no Estado. E tem dado certo. Temos ficado atrás apenas do Estado de São Paulo e nossos jovens atletas já são conhecidos como a ‘Força Verde’”, ressalta.

Com o encerramento das competições de ciclismo, atletismo, badminton, luta olímpica, judô, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação e xadrez, no domingo, dia 6, as atenções estão voltadas para os torneios coletivos. Da terça-feira, dia 8, ao sábado, dia 12, os Jogos Escolares da Juventude recebem os alunos-atletas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As partidas serão realizadas em ginásios nas cidades de Fortaleza e Eusébio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.