Pane em algumas urnas estão atrasando a votação em Guarapuava e em outros municípios da Região. Por conta disso e do grande número de eleitores que estão indo às urnas, a previsão é que a votação possa passar das 17h. Embora seja esse o prazo final, o eleitor que estiver na fila terá o direito assegurado. No entanto, a substituição de algumas urnas também contribui para que ocorra maior demora.
De acordo com eleitores, em Guarapuava, na Escola Domingos Sávio, a aglomeração de votantes era grande. No entanto, por volta das 15h a urna que havia parado de funcionar estava sendo substituída. Conforme a 44ª Zona Eleitoral, responsável pelas seções nesse colégio, tratou-se de um problema sem maiores consequências. “Está tudo dentro do previsto”.
Para se ter uma ideia, na Escola Hildegard Burjan, um eleitor esperou 1h45 para votar. Nessa mesma escola uma urna deu problema no começo da votação, na seção 381 e só foi trocada 9h40, conforme informou a equipe da Justiça Eleitoral.
No Colégio Belém, Josiel Araújo esperou duas horas na fila até conseguir exercer o direito ao voto. Assim como essa, em outras seções registraram-se problemas, mas todos solucionados. De acordo com a 43ª Zona Eleitoral, nas seções de Guarapuava, tudo ocorre dentro da normalidade.
UNIÃO DA VITÓRIA
Entretanto, em Paulo Freitas, na Colônia Ronda Jararaca, quatro urnas pararam de funcionar já pela manhã. De acordo com William José Kochinski, há muitas pessoas nas filas. “A demora está fazendo as pessoas desistirem de votar. Só tem uma urna funcionando e ninguém toma providências”.
Todavia, segundo a chefe de cartório substituta do Forum Eleitoral de União da Vitória, Salete de Jesus Furlan, há equívoco do eleitor. Conforme ela disse ao Portal RSN, a votação ocorre em apenas uma urna.
“São 450 eleitores numa das seções. Porém, havia outra seção com apenas 21 eleitores. Conforme a determinação do TSE tivemos que juntar todos os eleitores numa única ordem. Isso porque não pode haver seção com menos de 25 eleitores. Então a votação é demorada mesmo”.
Leia outras notícias no Portal RSN.