22/08/2023
Saúde

Dengue ameaça moradores da Vila Carli

imagem-86081

Cristina Esteche – Foto/Divulgação

Moradores da Vila Carli, em Guarapuava, reclamam da incidência de larvas e mosquitos da dengue. De acordo com Maria Conceição de Lima, uma das várias pessoas que contataram a Rede Sul de Notícias, nesta terça (10), focos do Aedes aegypti já foram detectados desde o ano passado. Uma das moradoras disse que no início de janeiro deste ano encontrou em sua casa um “mosquito diferente” e em contato com agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde ficou constatado que se trata da Aedes Aegypti.

“Pessoas próximas da minha casa já encontraram também. Novamente entrei em contato com os agentes de endemias e eles disseram que para poderem passar veneno para eliminar os mosquitos seria necessária a liberação do Estado”, afirmou.

A supervisora de equipe do Setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, Sabina Curi,  confirmou a existência  de larvas e mosquitos da dengue em residências e terrenos da Vila Carli. “Após essa comprovação, fizemos um arrastão no último sábado (07) em toda a vila distribuindo panfletos, orientando e conscientizando a comunidade para que não mantenham água parada em recipientes”, afirmou. Segundo Sabina, larvas foram coletadas. Ela também diz que o Aedes aegypti identificado na Vila Carli ainda não está  contaminado pelo vírus da dengue.

Segundo a supervisora, também não existe nenhum caso confirmado de pacientes com a doença, em Guarapuava.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.