Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Idosa enfrentou o ladrão (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Denúncias de violências contra idosos cresceram em 2023 no Brasil

No Paraná, o Disque Idoso já recebeu 886 denúncias de violências. O deputado federal Aliel Machado (PV) pede ampliação de políticas públicas

Antunes
Antunes Jornalista
4 min de leitura

Idosa enfrentou o ladrão (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

[caption id="attachment_284294" align="aligncenter"]
Idosa enfrentou o ladrão (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)Idosa enfrentou o ladrão (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)[/caption] Histórias de abandono e negligência fazem parte do caminho de violência a que estão submetidos os idosos. Em 2023, as denúncias de violências contra esse público cresceram no Brasil, em comparação ao ano passado, recebidas pelo Disque 100 (incluindo telefone, e-mail e redes sociais). Conforme a Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, nos primeiros cinco meses de 2023, o País somou 37.441 casos de negligência. Além disso, teve 19.987 casos de abandono, 129.501 de violência física, 120.351 de violência psicológica e 15.211 de violência financeira. [caption id="attachment_284295" align="aligncenter"]
(Dados: Disque 100 - Arte: Agência Brasil)(Dados: Disque 100 - Arte: Agência Brasil)
No primeiro semestre de 2022 não houve registro de violações como 'negligência' (Dados: Disque 100 - Arte: Agência Brasil)[/caption] Já no Paraná, nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque Idoso recebeu 886 denúncias de violência contra pessoas idosas. Ademais, o Estado fez 314 atendimentos de orientação e informações, totalizando 1.200 atendimentos no período. No ano passado (2022), o Disque Idoso Paraná recebeu um total de 1.994 denúncias e fez 1.413 atendimentos de orientações e informações, somando 3.194 atendimentos no ano. Dados da Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) apontam que 72% dos casos de violência contra a população idosa são cometidos por familiares. Além disso, os principais perpetradores são os filhos, seguidos pelos netos e cônjuges. Além disso, 30% das violações ocorrem contra as pessoas idosas com limitações. Ou seja, que têm deficiências físicas, cognitivas ou transtornos psicológicos, enquanto 67% das violações são praticadas contra mulheres idosas.

CONSCIENTIZAÇÃO

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, nesta quinta (15), ocorrem mobilizações para defender os direitos desse público. O deputado federal Aliel Machado (PV) falou sobre a importância de ampliar as políticas públicas para os idosos no país. O parlamentar, que é presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara dos Deputados, destacou que o número de idosos no Brasil, conforme o IBGE, é de 30 milhões de pessoas. Assim, isso representa cerca de 15% da população.

Quero destacar nesse dia os números alarmantes que nos chegam de denúncias de violência física e psicológica, contra um grupo que é extremamente vulnerável. Mas o que mais nos preocupa são os números que não aparecem, por conta das dificuldades do sistema brasileiro de identificar essas agressões contra os idosos.

O deputado ressaltou ainda que, em menos de 10 anos, o contingente de idosos no país aumentou quase 40%. “Por isso, nós temos compromisso nesta comissão de aprovar lutas por políticas públicas que chamem atenção da sociedade para esse tema tão importante que é a proteção aos nossos idosos”.

DENÚNCIAS

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atua constantemente no combate a crimes de violência contra idosos, fazendo apurações de todas as denúncias. Elas envolvem agressões físicas, violência psicológica, negligência, abandono em hospitais ou casas de saúde, maus-tratos a idosos. Assim como casos em que familiares se apossam de cartões bancários e aposentadorias das vítimas. No combate à crimes envolvendo idosos, a PCPR conta com o apoio da população nas denúncias para agir de forma mais eficiente e agilizada. As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 0800 141 00 01, de forma anônima por meio dos números 197, da PCPR, 181 do Disque-Denúncia geral. Leia outras notícias no Portal RSN.