22/08/2023


Guarapuava

Depressão é tema no Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas

Palestra será abordada pelo médico Angelo França neste sábado, às 20h, em Guarapuava

depressão-espiritual-750x410

Alteração do estado de humor, tristeza sem fim, desinteresse por tudo que o cerca, mundo sem cor, ideias pessimistas. É como se todas as emoções estivessem estragadas, comprometidas com o nada. Estes são alguns dos relatos que predominam entre as pessoas que sofrem de depressão. E este estado de espírito não escolhe idade, sexo, nível social, cor, religião, para atacar.

E como entender essa doença que é considerada o mal do século? Sobre este tema, uma palestra que será realizada na noite deste sábado, a partir das 20h, pelo médico Angelo França. O local será o Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas (CGESPE), localizado na Rua Pedro Alves, 1535, no Batel, em Guarapuava. A entrada é franca e qualquer pessoa interessada no tema pode participar.

O CENTRO

Allan Kardec (Foto: Reprodução)

O Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas (CGESPE) desenvolve suas atividades e práticas espíritas em diversas reuniões públicas que, entre outras atividades, abordam os mais diversos assuntos, à luz da Doutrina Espírita.

É o quarto espaço kardecista existente em Guarapuava, cidade sede da União Regional Espírita, a 12ª URE, parte integrante da coordenação do Movimento Espírita não apenas nesta cidade, mas também em toda a região Central do Estado.

De acordo com Luiz Carlos Sauer, coordenador do CGESPE, integram hoje a 12ª URE, oito Centros Espíritas sendo: Laranjeiras do Sul o Centro Espírita Renascer; em Prudentópolis, o Centro Espírita Luz e Paz; no município de Candói, o Centro Espírita Morada da Esperança; na Colônia Jordãozinho a Associação Espírita Jesus no Lar. Em Guarapuava: Jesus e Verdade um dos mais antigos do estado, fundado em 1903; Joaquim Nabuco; A Caminho da Luz e o mais recentemente criado, em novembro de 2014, o Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas, o CGESPE.

De acordo com Luiz Carlos, todos os Centros Espíritas que seguem a fidelidade doutrinária, têm suas atividades públicas ou privativas pautadas nos princípios básicos do espiritismo: a existência de Deus.

“Os assuntos giram em torno da imortalidade da alma, pluralidade da existência, reencarnação, comunicabilidade dos espíritos e a pluralidade dos mundos habitados”.

Segundo Sauer, todas as atividades de ordem assistencial de quaisquer naturezas, têm sempre como fundamentação evangélica os ensinamentos morais e exemplos do Cristo – “Mestre, Modelo e Guia da Humanidade”, registrados em o Novo Testamento e interpretados à luz do Espiritismo, que tem como lema as afirmações de seu insigne Codificador Allan Kardec.

NO CGESPE

As atividades no Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas tem a seguinte programação:

Domingo, às 9h30, com Grupo de Estudos; às 19h com exposição evangélica, disponibilizando a fluidoterapia espírita e o diálogo fraterno;

Segunda e terça, às 20h e 19h, respectivamente, acontece Grupos de Estudos;

Quarta, das 14h às 17h, há atendimento espiritual e às 19h evangelização infanto-juvenil.

Em reuniões privativas o Centro realiza encontros de irradiações e preces pela paz mundial, pelo bem comum e em atenção a necessidades pessoais atendendo a solicitações diversas.

Mensalmente, ao terceiro sábado, com início às 20h, acontecem palestras abertas à participação pública, abordando os mais diversos assuntos, à luz da doutrina espírita.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo