22/08/2023
Cotidiano

Deputada fortalece associação pró autistas

imagem-89866

Cristina Esteche

A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS-Guarapuava) provocou o fortalecimento da Associação Mundo Azul, em Guarapuava, em reunião nessa quinta feira (09), com pais que tem filhos autistas. A entidade possui 20 famílias cadastradas, e embora não exista uma estatística oficial sobre o número de portadores do espectro autista em Guarapuava, o índice é considerado alto. A média nacional é de que uma em 65 pessoas possui o espectro.

Compromisso assumido durante a campanha eleitoral, a deputada disse que vai atuar à entidade, viabilizando alternativas para que a entidade possa auxiliar as famílias que possuem portadores do transtorno de comportamento.

 “O autismo  ainda é pouco conhecido e hoje a maior dificuldade dos pais é o diagnóstico e depois o tratamento correto, a inclusão na escola e na sociedade”, disse a deputada.

De acordo com a neuro pediatra Silvia Mara Souza Halick , que atua em Guarapuava, e que participou da reunião, o  autismo é um distúrbio crônico, que possui tratamento que deve ser iniciado  tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

“Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências”.

Ouvindo o relato de pais e de mães, num encontro que durou mais de duas horas no escritório da deputada em Guarapuava, Cristina Silvestri se comprometeu em agendar um evento na cidade trazendo a Guarapuava representantes do Centro Conviver, de Curitiba, especializado no assunto. “Vamos reunir educadores da rede municipal de ensino, acadêmicos da area de saúde, pais e outros familiares para capacitá-los a tratar com autista”. Cristina Silvestri disse que vai buscar a parceria do ensino superior para auxiliar a associação. “É de suma importância que os futuros profissionais despertem para o autismo que pode ser novo ainda não chama a atenção da sociedade”. A deputada lembra que a escola, principalmente a educação básica, tem um papel de relevância na identificação do transtorno a partir da observação do professor.

A deputada disse também que vai trabalhar para que a associação Mundo Azul, de Guarapuava, deja declarada de utilidade pública municipal e estadual. “Também vou atrás de recursos nas esferas de governo”.

O comprometimento da deputada para com a causa autista provocou a reação da presidente da associação Mundo Azul, Ana Paula dos Santos, mãe de gêmeas, ambas autistas. “Só quem possui um filho autista sabe a importância do apoio que estamos recebendo. A nossa associação está enfraquecida pela falta de incentivos. Por isso, agradeço em nome de todos os pais, porque hoje o nosso sonho ganhou força”, afirmou.

A deputada disse que só aceitou o desafio da carreira política se pudesse ajudar Guarapuava e Região. "Meu único objetivo é contribuir com a sociedade". 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.