Lizi Dalenogari, da Redação
O Governo do Estado elabora uma nova política para a área do esporte, que tem como base a participação ativa dos municípios com propostas e sugestões e definição de prioridades. O programa, denominado Paraná Mais Esporte, lançado pelo secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, conta com a participação ativa da deputada estadual Cristina Silvestri.
“As bases da proposta do Paraná Mais Esporte vêm sendo discutidas desde o mês de julho, em encontros com o secretário Douglas Fabrício, com os prefeitos, secretários e gestores municipais da área nos 13 escritórios regionais do esporte e do turismo. Até início de outubro, 332 municípios já haviam participado das discussões e é esse o objetivo, se chegar a uma política pública que beneficie atletas de todos os municípios do Estado”, enfatiza Cristina.
O programa prevê, também, a entrega, para os municípios, de materiais esportivos, como bolas, jogos de camisa, redes e apitos para árbitros. “Para municípios como o nosso estes materiais fazem uma grande diferença. Queremos ter bons cidadãos no futuro, e é através do esporte que vamos conseguir realmente conquistar isso para a nossa cidade e para nosso Estado. Saber que a deputada Cristina Silvestri está lá na Assembléia reivindicando nossas demandas e atendendo nossos pedidos nos dá a certeza e a segurança de que avançaremos também neste importante setor que é o esporte”, diz o secretário de Esportes de Nova Laranjeiras, Leandro Luiz Locatelli.
O secretário Douglas Fabrício frisou que com as medidas de ajuste fiscal, será possível investir mais no esporte, a partir do ano que vem. “O governador Beto Richa está nos dando carta branca para dotar o Paraná de mais infraestrutura para as atividades esportivas, além de promover programas que atraiam os jovens para a prática de esportes”, afirmou o secretário. “O esporte é importante para a formação física e mental das pessoas, principalmente dos jovens e de nossas crianças. Ele educa, socializa, disciplina e as afastam das mazelas da sociedade, como as drogas, o álcool e consequentemente, da violência. E esta é uma luta que travamos há muitos anos a frente de projetos sociais e continuaremos incansáveis nesta batalha”, afirma Cristina Silvestri.
PARCERIA – O secretário Douglas Fabrício ressaltou a importância da parceria do Estado e os municípios. “Nosso objetivo com o Paraná Mais Esporte é fomentar ainda mais a prática esportiva, atendendo a cada um dos municípios, em parceria com as prefeituras e os gestores esportivos municipais”, explicou. “A iniciativa busca atrair crianças e jovens para as estruturas esportivas dos municípios, principalmente no contraturno escolar. Queremos envolver, além disso, todos os públicos que gostam de praticar esportes. Aqui em Guarapuava percebemos uma movimentação motivadora que serve de exemplo para todo o Estado. Pessoas caminhando e correndo nas praças, descendo a Serra do Jordão com bikes, vários campeonatos de futsal e futebol envolvendo todas as faixas etárias, grandes lutadores guarapuavanos se destacam em eventos pelo país. Difícil enumerar todas as ações que se destacam aqui. Estão de parabéns”, disse Fabrício.
O PROGRAMA – Nos encontros com o secretário, realizados nas regionais do Esporte e do Turismo, os prefeitos e gestores da área receberam um questionário, de 30 páginas, para um diagnóstico da realidade local do esporte. Numa segunda etapa, as demandas apresentadas no questionário, foram discutidas em encontros não só com os gestores da área, mas com toda a comunidade – atletas, estudantes, professores, entidades esportivas.
Entre as questões abordadas no questionário estão ideias e ações, infraestrutura esportiva dos municípios, pessoas envolvidas, recursos financeiros para a área e o sistema esportivo das cidades, enumerando as modalidades mais praticadas em cada região. “O mais importante é a discussão das demandas e o repasse destas informações para nossos representantes. Contar com o apoio da deputada Cristina Silvestri na Assembléia, sabendo do empenho dela e do livre acesso que tem para repassar as demandas para o secretário Douglas Fabrício, nos tranqüiliza e fortalece. Unidos, conseguiremos implantar uma política pública eficaz para o esporte, que a exemplo da educação, é o caminho mais seguro para desenvolvimento das novas gerações”, diz o secretário de esportes de Guarapuava, Celso Goes.