22/08/2023



Política

Deputadas representam o Brasil em fórum sobre igualdade de gênero, na França

As deputadas estaduais Cristina Silvestri (PP) e Mabel Canto (PSDB) foram convidadas para participar do V Foro Internacional Mujer Mariposa

Mabel Canto e Cristina Silvestri (Foto: Ascom/gabinte deputada Cristina)

As deputadas estaduais paranaenses Cristina Silvestri (PP) e Mabel Canto (PSDB) foram convidadas para participar do V Foro Internacional Mujer Mariposa. O encontro ocorrerá em Paris, na França, reunindo lideranças femininas de diversas partes do mundo. As apresentações das parlamentares estão agendadas para esta segunda (25).

Cristina Silvestri abordará o trabalho da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no combate à violência de gênero. Ela destacará a importância do órgão como intermediário entre o parlamento e a sociedade civil, facilitando a rede de proteção às mulheres, recebendo denúncias, fiscalizando leis e propondo novas políticas públicas. “É uma honra compartilhar nossa experiência no cenário global”.

De acordo com Mabel Canto, líder da Bancada Feminina da Alep, ela focará nos esforços para combater a violência política de gênero. “Este é um tema urgente, especialmente em contextos onde as mulheres enfrentam obstáculos para alcançar posições de liderança. Será uma oportunidade valiosa de troca de experiências”.

ÚNICAS

De acordo com Cristina Silvestri, elas são as únicas brasileiras convidadas para o evento, que visa unir forças na luta global pela igualdade de gênero. “Levarei para Paris os desafios e conquistas das mulheres brasileiras, especialmente as do Paraná, e aproveitarei a oportunidade para aprender com outras líderes internacionais”.

Mabel também comentou o reconhecimento nacional do trabalho das deputadas em prol dos direitos das mulheres. “É uma honra mostrar o que estamos fazendo no Brasil. Conquistamos muitos direitos, mas ainda há muito a ser feito. Este será um importante debate sobre igualdade e respeito à mulher na política”.

O Foro Mujer Mariposa, promovido anualmente, tem como objetivo promover discussões sobre igualdade de gênero, direitos humanos e empoderamento feminino. Conforme o programa, participam autoridades, acadêmicas e ativistas. O evento ocorre no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo