Deputado anuncia ‘Casa da Mulher Brasileira’ para Guarapuava

Deputado Aroldo Martins fez o anúncio em live com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres que tratou também de verba para programa já em execução

Deputado anuncia ‘Casa da Mulher Brasileira’ para Guarapuava (Foto: Agência Brasil)

A semana foi de avanços nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em Guarapuava. Após o convênio assinado com o Instituto Avon para atendimento, via Wats App, às vítimas, nessa sexta (14) houve a informação de que a cidade terá a ‘Casa da Mulher Brasileira’.
Porém, o programa federal, anunciado pelo deputado Aroldo Martins (Republicanos) em live com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, ainda não tem prazo para ser implantado. Segundo ele, trata-se de uma demanda da biomédica Janaína Naumman e da republicana Ivani Prado.
Entretanto, a live tratou também da destinação de emenda de R$ 250 mil para a Prefeitura de Guarapuava. O valor, já liberado e depositado para a Prefeitura, destina-se ao Programa Municipal de Aprimoramento e Inovação da Política de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (PMAI-Mulheres).
 
CASA DA MULHER BRASILEIRA
 
Inicialmente, o projeto Casa da Mulher Brasileira foi criado pelo Governo Federal para atender os grandes centros urbanos.
Porém, segundo a  secretária do partido, Ivani Prado, quando a republicana Cristiane Brito assumiu a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, ela remodelou o projeto. “Isso foi feito devido a grande importância, adequando a unidade também para as cidades de menor porte”.
 
De acordo com o programa, a Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado das mulheres.  Assim, integra no mesmo espaço diferentes serviços especializados que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

ESTRUTURA

Conforme a proposta, ali estão Acolhimento e Triagem; Apoio Psicossocial; Delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. Além disso, integram também o Ministério Público, Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica; Espaço de cuidado das crianças – Brinquedoteca; Alojamento de Passagem e Central de Transportes. 
Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

INOVAÇÃO

Aluno da Unicentro cria aplicativo que orienta enfermeiros e acadêmicos

Comentários