22/08/2023



Educação Política

Deputados votam hoje reestruturação de carreira na Educação

Deputados foram sensibilizados por entidades sindicais que lotaram as galerias da Assembleia Legislativa nessa segunda

Entidades sindicais na Alep (Foto: Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), vota nesta terça (12), o projeto do governador Ratinho Junior (PSD) que trata da redefinição de carreira da educação básica do Estado. Cerca de 15 mil agentes técnicos estão sendo lesados há cerca de dois anos. Por causa da defasagem, o governo vinha pagando uma gratificação. Isso para que o salário não ficasse inferior ao salário mínimo nacional.

Entre os cargos estão merendeiras, zeladoras e porteiros, além de funcionários administrativos, como inspetores e secretárias. Na sessão dessa segunda (11), entidades sindicais, como a Adunicentro de Guarapuava, lotaram as galerias da Alep. Após visitas de sensibilização nos gabinetes de deputados, a APP-Sindicato conseguiu a unanimidade dos votos favoráveis ao projeto.

De acordo com a proposta do governo, o salário inicial dos agentes I para as carreiras que não exigem ensino médio sobe para R$ 2.066. Já o salário base dos agentes II para as carreiras que exigem ensino médio sobe para R$ 4.064. Por outro lado, o governo negociou para que as progressões e promoções sejam mais lentas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo