22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

DER apresenta projeto de duplicação da PR-466 entre Pitanga e Guarapuava

Além de Guarapuava, duplicação vai beneficiar diretamente os municípios de Turvo, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Pitanga

DER apresenta projetos de duplicação entre Pitanga e Guarapuava (Imagem: Reprodução/DER)

O projeto de duplicação em concreto da PR-466 entre Pitanga e Guarapuava foi apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Conforme a Agência Estadual de Notícias, ocorreu uma audiência pública on-line sobre a obra e foi transmitida pelo YouTube.

Além disso, uma nova pista em concreto, o pavimento da pista atual será restaurado utilizando a técnica whitetopping. Técnica em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido em concreto. Com a duplicação, as pistas ficarão separadas por canteiros centrais ou por barreiras de concreto do tipo New Jersey nos perímetros urbanos.

A OBRA

Ao todo, o DER apresentou o projeto de obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros, com projetos divididos em quatro lotes, que preveem melhorias, além da duplicação e restauração. Desse modo, o primeiro lote engloba de Pitanga ao acesso para Santa Maria do Oeste, incluindo também cerca de um quilômetro da PR-460 em Pitanga.

No município estão previstos viadutos nos entroncamentos com a PR-239 e com a avenida Universitária. Além disso, será implantada uma pista lateral ligando os dois, com extensão de 1,8 quilômetro. E, uma passarela para pedestres. Também um viaduto no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.

Já no acesso de Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São Roque, há previsão de implantação de cinco retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, além da duplicação da ponte sobre o Rio Carazinho. No acesso de Boa Ventura de São Roque a Turvo, prevê-se a implantação de três retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles. E, a duplicação da ponte sobre o Rio Bonito.

Por fim, de Turvo a Palmeirinha, ocorrerá a implantação de um viaduto em Turvo e outro no Distrito da Palmeirinha, além da duplicação da ponte sobre o Rio Turvo. Conforme o DER, ainda há outra iniciativa em andamento para este trecho. A duplicação da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo