22/08/2023


Cotidiano Região

DER-PR divulga resultado da licitação para pavimentação da PR-364

Obra começa no perímetro urbano de São Mateus do Sul e segue até a interseção com a BR-153, em Irati

Obras

trecho que liga Irati a S‹o Mateus do Sul. (Foto Jorge Woll – SEIL/DER)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou nesta sexta feira (4), no Diário Oficial do Estado, o resultado final da licitação para a pavimentação asfáltica da PR-364, entre o perímetro urbano de São Mateus do Sul e a interseção com a BR-153, em Irati. O trecho de 49 quilômetros passa também pelo município de Rebouças.

Esperado há mais de 50 anos, o asfaltamento vai beneficiar cerca de 112 mil habitantes das três cidades. Quinze interessados, entre empresas e consórcios, disputavam a segunda concorrência internacional do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado do Paraná e a quarta obra rodoviária que será executada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O preço referencial orçado pelo DER-PR para a obra era de R$ 159 milhões. A construtura Triunfo foi classificada em primeiro lugar, com proposta de R$ 108,9 milhões para executar o serviço – o que representa uma redução de 31,5% em relação à estimativa de custo. Além de apresentar o menor preço, a empresa atendeu todos os requisitos do edital. O resultado foi avalizado pelo BID.

PRAZOS

A partir desta divulgação, começa a contar o prazo legal de cinco dias úteis para os concorrentes apresentarem eventuais recursos administrativos. Esgotada a etapa recursal, a licitação será homologada pelo DER-PR e o processo segue os trâmites para assinatura do contrato. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de dois anos após a emissão da ordem de serviço.

DETALHES 

O projeto prevê a restauração de três quilômetros de rodovia já pavimentada, com alargamento dos acostamentos, implantação de calçadas e ciclofaixas na área urbana de São Mateus do Sul.

No trecho ainda não asfaltado o traçado existente será mantido com implantação de rodovia em pista simples com acostamentos. Haverá uma variante somente nos 1,2 mil metros finais do trecho, na chegada de Irati, para desviar o bairro Riozinho e retirar o trânsito de perto das residências.

Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 14 metros de extensão. Em Irati, uma trincheira fará a ligação da PR-364 com a BR-153.

Cristina Esteche

Jornalista

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