22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

DER revitaliza pavimento da ponte do Rio Jordão em Guarapuava

Ponte na PR-170 está com pavimento novo, tendo recebido reparos na laje superior. Obra de restauração deve ser licitada nos próximos meses

Ponte sobre o Rio Jordão na PR-170, em Guarapuava (Foto: DER-PR)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) terminou os serviços de conservação do pavimento na ponte sobre o Rio Jordão na PR-170, em Guarapuava. A Autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), o DER fresou e substituiu a antiga camada asfáltica por uma de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

Além disso, executou sinalização horizontal provisória, por meio de contrato de conservação de pavimento de rodovias da Região. Ao todo são atendidos 376,73 quilômetros de rodovias estaduais, somando R$ 29.378.979,33 somente nesta iniciativa.

Durante a obra também houve reparos na laje superior de concreto do tabuleiro, que apresentava pequenos danos e armadura exposta em alguns pontos, garantindo mais segurança para os usuários. A ponte sobre o Rio Jordão faz ligação com as colônias do Distrito de Entre Rios. Ademais, também é um acesso para os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu, cujos trechos também passam por melhorias.

PROJETO

Além dos serviços já feitos na ponte, esta obra de arte especial (OAE) futuramente será objeto de uma obra de recuperação e restauração de toda a estrutura. Assim, o projeto prevê melhorias em todos os dispositivos de concreto, aterros de acesso, além de reforço na sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança, entre outros.

O projeto executivo de engenharia da obra está finalizado e atualmente o DER/PR está em tratativas internas para publicar o edital de licitação ainda neste semestre. Demais detalhes e documentos ficarão disponíveis quando sair a  publicação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo