22/08/2023
Cotidiano

Dermatologista alerta para cuidados com queimaduras no Verão

No Verão aumentam os casos de queimadoras por exposição ao sol. E com as queimaduras vem a preocupação com que tipo de cuidados ter na hora de tratar a irritação da pele. De acordo com a dermatologista Iara Rodrigues Vieira, o ideal é evitar as exposição por muito tempo para não se queimar, mas, quando isso não acontece, cuidados especiais devem ser tomados. “A pessoa vai ter que tratar o dano agudo na pele inflamada. É fundamental que se passe coisas na pele que não sejam abrasivas e irritem mais ainda o canto machucado”.

Entre os pontos que podem melhorar o tratamento da pele, estão líquidos frios, como água. Contudo, Iara alerta para alguns mitos que existem sobre tratamento de queimaduras pelo sol. “O ideal é passar muita água fria. Tem pessoas que passam até leite, o que não é errado contanto que seja frio. Mas existem pessoas que passam álcool e vinagre, por exemplo, o que é um erro. Eles são agressivos e agravam ainda mais o estado da pele”.

Iara ainda ressalva que independente do nível de queimadura, não se deve passar sabonete na pele, mesmo que seja neutro. “Sabonete tem base alcalina, o que irrita a pele ferida”. “Se o nível de queimadura for muito alto, é ideal que mesmo com tratamento caseiro a pessoa consulte um especialista”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.