22/08/2023
Em Alta Guarapuava Saúde

Desde fevereiro, Hospital Regional de Guarapuava conclui 354 cirurgias

O hospital atende 20 municípios da Região. No total são 112 leitos: 72 para a clínica cirúrgica, 30 para clínica geral, e 10 para UTI geral

Desde fevereiro, Hospital Regional de Guarapuava conclui 354 cirurgias (Foto: AEN)

Desde o mês de fevereiro, com os 52 novos leitos cirúrgicos, o Hospital Regional de Guarapuava concluiu 354 cirurgias em várias especialidades. O hospital atende 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. No total, são 112 leitos: 72 para a clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 para UTI geral.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, até agora foram 150 procedimentos de cirurgia geral, 116 de urologia e 88 de ortopedia. Além disso, o hospital ainda conta com anestesista e médico clínico geral para atendimentos na enfermaria e atendimentos de urgência.

Conforme as informações, para março já há um agendamento de 455 cirurgias eletivas, com capacidade de ampliação no decorrer do mês. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que “trabalhamos muito para colher esses resultados e continuaremos a expandir os atendimentos e fortalecer os serviços de saúde na Região para a população que aguarda a realização de cirurgias nessas especialidades”.

Já o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Machado também divulga plano para o hospital. “Nossa previsão é termos uma média de 500 cirurgias por mês, atendendo a 5ª Regional de Saúde e outras áreas”.

SOBRE O HOSPITAL

O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na pandemia, a unidade teve uma posição de referência com tratamentos de covid-19. Logo depois, assim que passou o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença se transformaram para atendimentos gerais, somando mais de dois mil atendimentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.