A pandemia da covid-19 e o aumento na demanda de materiais para atendimentos hospitalares fez com que uma iniciativa surgisse no sistema penitenciário da região. Detentos da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP) e da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), estão confeccionando itens para pacientes e profissionais da saúde do Hospital São Vicente de Paulo.
Assim, o HSVP fornece a matéria prima para produção das peças, que são desenvolvidas em máquinas das próprias unidades e outras cedidas pela Prefeitura de Guarapuava. A confecção consiste em aventais descartáveis, lençóis e pijamas. Além de contribuir com o sistema de saúde, os presos reduzem o tempo de execução da pena imposta pela Justiça.
A produção teve início Inicio no dia 17 de abril na (PEG-UP) e já proporcionou a entrega de 850 jalecos, 300 lençóis, 104 calças, 10 camisas e oito jalecos cirúrgicos. Já na PIG, as confecções começaram no dia 22 de junho, com a finalização de 676 aventais e 109 lençóis, até o momento.
Além disso, é importante destacar que todo trabalho é coordenado pela direção das duas unidades penitenciárias.
Leia outras notícias no Portal RSN.