O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passou a disponibilizar a opção de pagamento por Pix. Assim, será possível pagar todas as guias relacionadas a veículos, habilitação e infrações.
Desse modo, com todas as guias disponíveis, o processo torna-se mais rápido e fácil para a população. Isso porque, possibilita o pagamento via celular, que pode ser feito a qualquer momento, de qualquer banco. Seja por meio do QR Code ou do código numérico.
VEÍCULOS
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), os motoristas podem pagar as guias do primeiro emplacamento, aquisição de veículo, como também aquisição de veículo com troca de município. Vale também a 2ª via do CRV, alteração de dados, mudança de município, baixa do veículo, registro de outro Estado e a reativação de veículo.
Estão inclusas também as guias de certidão de registro do veículo, concessão da placa de experiência, renovação da placa de experiência, certidões e a autorização para alteração de características. Bem como, a autorização para remarcação de chassi, vistoria, licença de para-brisa, liberação de veículo e autorização pala confecção de placa.
Ainda em relação aos veículos, também é possível pagar a cópia de documento existente em processo, autorização para gravação de chassi, solicitação para confecção de plaqueta e baixa da placa de experiência. Inclusive, o cancelamento da comunicação de venda, gravação de motor, autorização prévia para CSV, autorização para transporte escolar e cadastramento de veículo.
HABILITAÇÃO
O Detran disponibilizou o pagamento da primeira habilitação, emissão de CNH definitiva e a renovação de CNH, por meio do Pix. Assim, estão inclusos também, a segunda via da CNH, alteração de categoria e categoria do exterior, reabilitação de permissionário ou de condutor.
Além disso, é possível quitar o registro de CNH, registro de processo de outra UF, histórico do condutor e psicopedagógico. Além do registro de estrangeiro, PID, autorizar processos e ter acesso a cursos de capacitação e segunda via do laudo especial.
INFRAÇÕES
Nestes casos, a nova forma de pagamento inclui as guias de infrações geradas dentro do Extrato de Veículos no portal do Detran. Ou seja, somente as multas impostas e obrigatórias vinculadas ao licenciamento de veículos. E que impedem o veículo de ser licenciado, caso não sejam pagas.
Leia outras notícias no Portal RSN.