Da Redação, com foto/AEN
Acabou nesse domingo o III Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária em Rio Bonito do Iguaçu, município do Centro-Sul do Estado que abriga o maior assentamento rural da América Latina.
Este ano, os jogos, que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, em parceria com a prefeitura de Rio Bonito, tiveram 26 equipes de futsal inscritas – 18 masculinas e oito femininas -, um recorde de participação. No primeiro ano de realização, em 2013, apenas seis times disputaram os jogos.
Além dos trabalhadores rurais já assentados, moradores de acampamentos da região também participam do festival, que além da competição esportiva tem ainda uma série de atividades artísticas e culturais.
Um dos líderes dos trabalhadores rurais, Ênio Pasqualin, ressaltou a importância do evento para os assentados: “É o momento de comemorar nossas conquistas”, disse. O líder rural relembrou os 30 anos de luta pela terra na região e agradeceu o apoio recebido para a realização do festival.
Os uniformes das 26 equipes, o material esportivo e a premiação para os campeões foram disponibilizados pela Secretaria do Esporte. Realizado este ano na comunidade rural Arapongas, o Festival da Reforma Agrária, que acabou nesse domingo (23), envolveu cerca de dez mil pessoas, entre atletas, familiares e torcedores, metade da população de Rio Bonito.