O Dia D de Multivacinação ocorre neste sábado (10) em Guarapuava. A campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população e facilitar o acesso aos imunizantes. O destaque da mobilização será a vacinação contra a gripe (Influenza), que neste momento está sendo aplicada exclusivamente para os grupos prioritários, conforme as orientações do Ministério da Saúde.
Entre os grupos convocados estão, idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde, entre outros. Além da vacina contra a influenza, estarão disponíveis nas UBS’s os imunizantes de rotina, como covid-19, febre amarela, tríplice viral, poliomielite, entre outros, de acordo com a necessidade identificada na caderneta.
A vacinação ocorrerá em diversas Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas das 8h às 17h, especialmente para a ação. A Secretaria de Saúde orienta a população a levar um documento com foto e a caderneta de vacinação, para que as equipes possam verificar o histórico e atualizar as doses pendentes com segurança.
As unidades que estarão abertas no Dia D são as UBS’s do Planalto, São Cristóvão, Jardim Araucária, Boqueirão e Parque das Árvores. As unidades da Santa Cruz, Recanto Feliz, Xarquinho 2, Tancredo Neves, Santana, Entre Rios e Jardim das Américas também estarão atendendo. Além das unidades da Palmeirinha, Bonsucesso, Centro Municipal de Imunização, Colibri, Morro Alto e Guairacá.
Por fim, as Unidades Básicas de Saúde da Vila Bela, Campo Velho, Vila Carli e Concórdia também fazem parte da campanha de vacinação. A ação segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações e visa proteger a população contra doenças que podem ser evitadas com a vacinação.
Leia outras notícias no Portal RSN.