22/08/2023


Guarapuava Saúde

‘Dia D’ de vacinação contra gripe é neste sábado (4)

Em Guarapuava a previsão é de que mais de 48 mil pessoas sejam imunizadas

vacinacao_gripe- aen

(Foto: Arquivo/RSN)

O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é neste sábado (4). Em Guarapuava todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Cisgap, estarão abertos a partir das 8h. A vacina estará disponível para o segundo grupo prioritário.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, o atendimento seguirá até às 17h. “É importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade para se vacinarem contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B. Tomar a dose da vacina anualmente é fundamental pois é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde”, destacou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, é imunizar 48.427 pessoas. Até o momento, mais de 19 mil pessoas já foram imunizadas desde o início da campanha. Os maiores números estão entre crianças, gestantes e mães em período pós-parto, grupos prioritários da primeira semana, que contabilizam imunizações em 60% do total previsto. A campanha segue até 31 de maio.

Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e menores de seis anos, gestantes, mães em período pós-parto (até 45 dias), idosos, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, pacientes com comorbidades, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Para se imunizar é preciso ter em mãos a carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF. Policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas também devem comprovar que estão na ativa. Pacientes portadores de doenças crônicas precisam levar a receita do medicamento de uso contínuo no ato da vacinação. Já os professores da rede pública ou privada devem apresentar declaração da escola com assinatura do diretor.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo