A diretoria da Agrária considerou produtivo o Dia de Campo de Verão da Agrária, criado para difundir um dos principais insumos do agronegócio moderno: o conhecimento técnico e a pesquisa. O grande público presente aos dois dias de evento absorveu novidades, tanto nas palestras de convidados quanto dos pesquisadores da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), disse o diretor presidente, Jorge Karl, por meio da Assessoria de Imprensa da cooperativa.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados do Dia de Campo 2013. Tivemos uma grande visitação e debates muito importantes sobre os avanços da nossa agricultura", avaliou o presidente da Agrária, Jorge Karl. "Isso é importante, pois nosso cooperado, assim como o público em geral, puderam ter uma boa noção das próximas tendências e novidades. A informação é o mais importante insumo da agricultura", acrescentou.
Segundo a assessoria, nos dois dias, cerca de 1.400 pessoas visitaram o evento, que teve as palestras do professor doutor Silvestre Bellettini, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, sobre "Manejo de Lagartas e Percevejos na Cultura da Soja" e do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, atualmente coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Rodrigues também creditou à difusão da informação, conforme ocorre em dias de campo, a possibilidade de ganhos em qualidade de produção. "É no Dia de Campo que o produtor vem, vê o que está acontecendo e emprega as tecnologias adequadas. A produtividade agrícola daqui (Cooperativa Agrária) é notável, realmente espetacular". sublinhou.
Segundo Karl, trata-se também de abrir novas portas no agronegócio. "Tivemos grandes avanços nas pesquisas da FAPA e isso foi demonstrado e difundido. O que, por sua vez, gera reconhecimento, com o qual podemos alcançar novas oportunidades de negócio e parcerias", frisou.
O cunho técnico do Dia de Campo da Agrária é tido como um diferencial, observou o coordenador do departamento de assistência técnica da Agrária, Leandro Bren. "Apresentamos apenas uma mostra, as tecnologias de ponta, aquilo que está dando certo e propiciando maiores rentabilidades ao produtor. Apresentamos os melhores cultivares de soja e híbridos de milho".
Com realização da Agrária e da FAPA, o Dia de Campo de Verão 2013 contou com apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).