A Cooperativa Agrária Entre Rios continua nesta quinta-feira (3) o Dia de Campo de Verão com atividades abertas ao público em geral. Todos os anos, marcam presença no evento agricultores da região de Guarapuava e estudantes.
As atividades realizadas na quarta-feira (2) superaram as expectativas dos organizadores. Cerca de 170 cooperados compareceram à Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) para participar do evento, segundo informou a assessoria de imprensa da Cooperativa.O primeiro dia do evento, que enfocou novidades tecnológicas para as culturas de milho e soja, foi dedicado especialmente aos associados da Cooperativa: das 8h30 da manhã até o final da tarde, eles puderam conferir palestras de pesquisadores da FAPA sobre temas que fazem parte do cotidiano durante as safras de verão: da qualidade de plantio até a utilização de híbridos geneticamente modificados em milho, passando por questões como combate a doenças da lavoura e adubação. Além disso, os visitantes puderam também conhecer novidades nos estandes de empresas de sementes e agroquímicos.
No final da manhã, uma inovação na programação do dia de campo chamou a atenção: pela primeira vez, se realizou uma mesa redonda. O objetivo foi a troca de experiências sobre a produtividade na soja. Agrônomos e cooperados que obtiveram, em anos recentes, médias de produtividade elevadas, contaram como procedem para atingir aquele resultado. Conduzida pelo coordenador da Assistência Técnica da Cooperativa, Leandro Bren, e pela pesquisadora Sandra M. V. Fontoura (FAPA), aquela etapa, num clima de descontração, abriu espaço para os participantes contarem um pouco da história de suas propriedades. O pesquisador Vitor Spader (FAPA) encerrou a mesa redonda comentando que os ensaios de soja apontam, já hoje, para elevadas produtividades. De acordo com ele, se no campo (em lavouras comerciais) nem sempre se poderá alcançar aqueles patamares, por outro lado a tecnologia existente demonstra que se poderá produzir muito mais do que nos níveis atuais.
Outra palestra de destaque no evento ficou a cargo do agrônomo Dirceu Gassen, na parte da tarde: “Os processo de produção para altos rendimentos”.
No início noite de ontem, também na FAPA, o evento apresentou outra novidade: a Agrária lançou a cultivar de soja AFS 110 RR – a primeira com a marca da Cooperativa.