Está acontecendo durante esta sexta feira (05), no Campus do Cedeteg, o I Dia de Campo Florestal. O evento promovido pelo Sindicato Rural reúne cerca de 300 pessoas entre estudantes, produtores rurais, engenheiros florestais, técnicos e profissionais do setor. Exposições de equipamentos, palestras, mostras de produtos e demonstrações de procedimentos referentes ao manejo florestal, estão entre as atividades programadas para o evento.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o evento faz parte de um projeto que acontece há mais de cinco anos dentro do sindicato, e busca abordar os temas referentes a área florestal. “ Nós realizamos cinco encontros técnicos anuais a respeito das florestas, onde conversamos sobre : análise de solo, mudas , insumos, manejo colheita, etc. Esse evento de hoje pretende colocar todo esse processo em prática.” Afirma Botelho.
Para que isso seja possível, 13 empresas colaboradoras montaram estandes no evento, trazendo informações e produtos específicos sobre cada etapa do desenvolvimento de uma floresta, do plantio a colheita passando pelo manejo das áreas florestais.
Filemom Mokochinski é engenheiro florestal e aprovou a iniciativa do Sindicato Rural. “ Aqui a gente tem desde o lugar onde vendem as mudas, outro que ensina a plantar e acabar com as formigas, e até o processo de corte das madeiras com novos equipamentos” conta o engenheiro.
Segundo os expositores, o evento vem sendo bastante produtivo, já que somente durante a manha mais de 150 pessoas passaram pelo local, fazendo com que possivelmente o numero de participantes ultrapasse o previsto pelos organizadores.
O sucesso do evento já faz com que o Sindicato se articule para realizar mais eventos como esse. “ Esse evento voltado para a área florestal, é pioneiro na região e tem sido um sucesso. Por isso pensamos em continuar nos próximos anos, quem sabe em propriedades de nossos associados” conta Rodolpho Botelho.