O dia de Finados, neste sábado (2), terá missas nos cemitérios de Guarapuava. O momento é para lembrar dos entes queridos que morreram e elevar as preces para essas pessoas. Na Igreja Católica, a dedicação de um dia para a lembrança dos mortos existe desde o ano 998.
De acordo com a Diocese de Guarapuava, o início dessa celebração começou na cidade de Cluny, na França, quando o abade Santo Odilo sugeriu que o dia 2 de novembro fosse para dedicação às orações para as almas dos mortos. Já no Brasil, a data se tornou oficialmente um feriado em 2002, pela Lei Nº 10.607.
A Diocese informou ainda que as missas de finados ocorrem, tradicionalmente, nos cemitérios. Porém, em caso de chuva, o Cemitério do Guairacá cancelará a missa. Confira o cronograma das celebrações no município.
PROGRAMAÇÃO
A primeira celebração do dia de Finados é a missa às 8h no Cemitério Municipal Central, a cargo da Catedral Nossa Senhora de Belém. Às 8h30 haverá duas missas. A Paróquia Imaculada Conceição de Maria celebrará a data às 8h30 no Cemitério Municipal da Palmeirinha. Já a Comunidade Sagrado Coração de Jesus fará uma missa no mesmo horário no Cemitério Santa Terezinha.
Em seguida, às 9h, ocorrerão outras missas simultaneamente. Assim sendo, haverá missas, no Cemitério Jardim Continental, celebrada pela Paróquia Divino Espírito Santo, no Cemitério Santo Antônio, que ficará sob a responsabilidade da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Cemitério Parque dos Eucaliptos, também celebrada pela Paróquia São Luiz Gonzaga.
Ainda às 9h, a Paróquia São Pedro e São Paulo celebrará missa no Cemitério Jardim da Paz. No Boqueirão, as Paróquias Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores juntas, oferecerão uma missa no Cemitério Boqueirão. No mesmo horário, a Paróquia São José celebrará missa no Cemitério do Guará. E ainda às 9h também haverá celebração no Distrito do Guairacá, com missa no Cemitério da localidade. No entanto, a celebração será cancelada em caso de chuva.
Na sequência, às 10h30, a Comunidade do Saltinho poderá participar da missa no próprio cemitério, mesmo em caso de chuva. E por fim, às 17h haverá missa no Cemitério Jordão, sob a responsabilidade das Paróquias Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores.
Leia outras notícias no Portal RSN.