22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava

Dia de São Francisco de Assis terá benção de animais em Guarapuava

Além da benção, também haverá doação de mudas e feira de adoção de animais, na Igreja Bom Jesus no bairro Trianon

Além da benção, também haverá doação de mudas e feira de adoção de animais, na Igreja Bom Jesus no bairro Trianon (Foto: Reprodução/Freepik)

Amanhã (4) é dia de São Francisco de Assis, o protetor e padroeiro da natureza. Por isso, haverá benção de animais, doação de mudas de árvores e feira de animais para adoção na Igreja Bom Jesus, no bairro Trianon em Guarapuava.

De acordo com o Frei Ernani, administrador paroquial da paróquia Bom Jesus, “a iniciativa da bênção de São Francisco e o cuidado para coma natureza e animais, desde sempre é da Família Franciscana que é formada por Freis, Irmãs e Leigos, seguidores do carisma de São Francisco”.

O Frei também conta que o dia de São Francisco é celebrado em todo o mundo. No Brasil, a Família Franciscana e os Freis da Paróquia Bom Jesus, contam com a parceria de pessoas ligadas ao cuidado dos animais e natureza para fazer o evento comemorativo.

A programação para amanhã (4) começa às 7h com benção de animais, doação de mudas e feira de adoção em frente à igreja, e acaba às 17h. Além disso, às 19h30 começa a peça teatral dos jovens, com uma encenação da vida de São Francisco. Em seguida, haverá a Santa Missa.

(Arte: Divulgação)

HISTÓRIA

Conforme documentações históricas, São Francisco nasceu em Assis na Itália, em 1.182, em uma família nobre da Provença. Durante a juventude, São Francisco era rico esbanjava muito dinheiro com ostentações. Porém, por volta dos 20 anos, ele ouviu uma voz divina que dizia “servir ao amor e ao Servo”.

Dessa forma, Francisco começou a sentir a necessidade de vender os bens materiais, e passou a servir e fazer visitas para doentes que estavam no hospital. Além de doar as próprias roupas e dinheiro que ainda tinha, aos pobres. De acordo com o Frei Ernani, “não se sabe quando começou a bênção dos animais nem a distribuição de mudas de árvores”.

Para os católicos, Deus concedeu a Francisco o dom da profecia e dos milagres. Assim, ao passar dos anos a proximidade do Santo com a natureza começou a ser um exemplo. O amor universalista abrange toda a criação. Também simboliza o retorno a um estado de inocência, como Adão e Eva no Jardim do Éden.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo