22/08/2023



Cotidiano

DIA DO DESAFIO: Guarapuava x Lerma de Villada

imagem-16310

           Guarapuava enfrenta mais uma vez uma cidade mexicana. Na próxima quarta-feira (26), desafia Lerma de Villada. Para participar o cidadão deve fazer 15 minutos contínuos de qualquer atividade física e depois ligar para o 0800 643 6690 comunicando.
O Sesc e a Prefeitura Municipal estão preparando a programação, que será divulgada até o final de semana. De acordo com a coordenadora, Ana Amélia Silveira dos Santos, contará com abertura, corrida 24 horas e central de recreação. “As empresas estão agendando para acompanhá-las nos 15 minutos de exercícios. Acadêmicos e voluntários da Unicentro e da Faculdade Guairacá serão treinados. Eles irão até os locais para orientar as atividades’, conta.
O Dia do Desafio existe, há 15 anos, no Brasil e, há 14 anos, no Paraná. E há 12 anos os guarapuavanos entram na malhação e ficam na frente. “Perdeu apenas uma vez. Ano passado ganhou por 52,86% de La Paz”, afirmou Ana Amélia.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela Tafisa (The Association For Internatinal Sport for All), entidade de promoção sediada na Alemanha. Funciona como uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente por meio de ações comunitárias. 
Os cidadãos se envolvem em uma competição amigável, entre duas cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de pessoas, tendo como referência o número oficial de habitantes de cada município.
Na realidade, a competição não passa de um estímulo à participação e os verdadeiros vencedores são os cidadãos, que, além do corpo, exercitam a integração social, criatividade, liderança e o espírito comunitário.
No dia 6 de maio, foi lançado o Dia do Desafio em Guarapuava no auditório do Sesc. O evento contou com a presença do diretor do Sesc Guarapuava, Cássio Lima, e do secretário de Esportes de Guarapuava, Pablo Almeida. Divulgaram que no total, participarão 24 cidades atendidas pelo Sesc Guarapuava: além da sede, Mato Rico X San José-Petén (Guatemala), Laranjal X Badiraguato (México), Boa Ventura de São Roque X San Rafael de Guatuso (Costa Rica), Santa Maria do Oeste X Oldsmar (EUA), Turvo X Yupiltepeque (Guatemala), Palmital X Coquimatlán (México), Manoel Ribas X El Jícaro (Guatemala) e Pitanga X Barracas (Venezuela).
As cidades que se inscreveram receberão o Censo de Participação, que é uma importante pesquisa para traçar o perfil das entidades e do público envolvido em cada município da região. A atividade física é valida para a realização do Dia do Desafio e os municípios devem adequar os programas aos recursos, características e preferências da população.
Os registros das participações do Dia do Desafio são de suma importância e é necessário captar os dados corretamente para que não se percam os registros. No site encontra-se a planilha para captação de resultados (www.sescsp.org.br/diadodesafio). Os registros podem ser captados até o encerramento das atividades, às 21 horas, no dia 26 de maio. 
Resultados acima de 90% de participação não serão aceitos, por serem considerados impossíveis. Por isso, um dos valores mais importantes do Dia do Desafio é a confiabilidade, prevalecendo o cuidado na apuração e divulgação dos números de participação.
Em 2009, foram 58.101.526 participantes vindos de 3.840 cidades e 23 países. Este ano, no Paraná, são 347 cidades já inscritas.
Como participar
Empresas, escolas, universidades, academias de ginástica, associações, condomínios, imprensa e outras instituições podem participar, realizando ou promovendo atividades físicas para a comunidade, em qualquer lugar da cidade, independente de material, equipamento, e estrutura física.
Os interessados podem entrar em contato com as Unidades do Sesc da cidade ou região, para que haja o acompanhamento ou apoio de uma equipe técnica em sua realização, tanto na capacitação de voluntários (antes do evento) quanto para o desenvolvimento da atividade no dia 26 (de acordo com a disponibilidade da equipe).
Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Guarapuava, localizado na Rua Comendador Norberto, 121. O contato pode ser feito através do telefone (42) 3623-4263 ou do e-mail guarapuava@sescpr.com.br.
 
Texto: Andréa A. Alves
Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo