22/08/2023



Educação

Dia do geógrafo: Guarapuava é polo na formação de profissionais

imagem-72624

Foto: Professor Paulo Nobukuni

Por Luiz Carlos Knuppel Junior

Uma profissão que auxilia na formação do cidadão e ensina a compreender o território em seus aspectos naturais e sociais. Assim pode ser definida a profissão de geógrafo, que nesta quinta feira, 29 de maio, celebra o seu dia.

Dentro dessa área de grande importância, Guarapuava e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ocupam um papel fundamental e são consideradas pólos na formação de profissionais em Geografia. O curso de licenciatura em Geografia é um dos mais antigos da Unicentro e foi criado na época em que a instituição ainda se chamava FAFIG (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava) e era uma das únicas instituições de ensino superior na região.

Em 43 anos de história, o curso de licenciatura formou inúmeros geógrafos que levaram o conhecimento para os bancos escolares e auxiliaram na formação de cidadãos. “A licenciatura auxilia na formação do cidadão para que ele entenda como o território organiza-se, possibilitando que ele se insira de forma cidadã neste meio” explicou o professor e chefe do Departamento de Geografia, Paulo Nobukuni.

Em 2001, o curso de geografia também passou a ser oferecido em bacharelado, levando os profissionais uma idéia mais ampla de planejamento e gestão dos territórios. No âmbito acadêmico, a Unicentro também se transformou em referência dentro da área de geografia e possuiu um programa de pós graduação e mestrado na área.

Segundo Nobukuni, os bons resultados no curso de mestrado já balizam a universidade a receber um doutorado. A questão já está sendo estudada pela universidade e pelo departamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo