Redação
Guarapuava – Colocar alimentação na mesa diariamente está ficando cada vez mais caro para as famílias guarapuavanas. Uma pesquisa de preço dos principais itens que compõem a cesta básica revela variação nos preços de até 294,12% de um supermercado para outro. A consulta foi feita pelo Procon Municipal em 14 dos principais supermercados da cidade. Para o coordenador do órgão, Irineu Rodrigues Junior, a pesquisa de preços continua sendo a melhor aliada da economia.
“O consumidor deve sempre estar atento aos preços praticados nos estabelecimentos em que ele realiza compras, pois, no momento, pode parecer uma diferença pequena, mas que no final causa um grande impacto no orçamento”. Segundo ele, a pesquisa é importante. “Vale ressaltar também que comprar produtos de marcas alternativas pode gerar uma grande economia para o consumidor”.
Segundo o coordenador, as maiores variações foram encontradas na banana caturra, com diferença de 294,12% entre os mercados pesquisados; no tomate longa vida, de 260,95%; e no pão francês, de 245,33%. “Foram pesquisadas também diversas marcas de cada produto, e, entre aquelas pesquisadas, foi possível encontrar marcas alternativas com preços diferenciados, embora poucos estabelecimentos comercializem a mesma, como, por exemplo, arroz parboilizado de 5kg com preço variando entre R$ 7,94 e R$ 14,98, o que corresponde a uma variação de 88,66%”.
Veja AQUI a pesquisa completa dos 30 produtos pesquisados.