22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Diopuava institui a primeira ministra extraordinária surda

Fernanda de Castro Assis, de Pinhão, foi instituída ministra extraordinária da Sagrada Comunhão durante encontro da Pastoral do Surdo

Padre Marcos Rogério e Fernanda (Foto: Pastoral do Surdo)

Pela primeira vez, a Diocese de Guarapuava instituiu uma pessoa surda como ministra extraordinária da Sagrada Comunhão. Fernanda de Castro Assis, que atua como vice-coordenadora da Pastoral do Surdo na Paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, recebeu a investidura durante a Santa Missa do Encontro da Pastoral do Surdo, no último domingo (26). Ela é agora a terceira ministra surda no estado do Paraná.

A celebração foi presidida pelos padres Marcos Rogério (pároco local) e Gilmar Tito Ribeiro (assessor regional da pastoral). O tom do encontro foi de ênfase à inclusão.

“Esse momento representa um passo importante na missão da Igreja de acolher e integrar a comunidade surda”, destacou Vitor Nathan Castro de Assis, intérprete de Libras na paróquia. Ele ressaltou que a nomeação foi fruto da sensibilidade e apoio do padre Marcos Rogério.

ENCONTRO REUNIU COMUNIDADE SURDA

A instituição de Fernanda ocorreu durante o Encontro Religioso e Cultural da Pastoral do Surdo, que reuniu cerca de 100 participantes de diversos municípios do Paraná, além de convidados de São Paulo e Piauí, em Pinhão, nos dias 25 e 26 de outubro.

Durante o evento, houve palestras formativas sobre temas relevantes para a comunidade surda, a maioria delas ministradas em Libras. Entre os palestrantes estavam a irmã Aparecida de Siqueira, assessora nacional da Pastoral do Surdo e também surda, e o padre Gilmar Tito Ribeiro. Houve ainda uma Noite Cultural com apresentações artísticas e exposição de artesanato.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.