22/08/2023



Esportes Guarapuava

Disputas do Aberto Internacional de Xadrez começam neste sábado (10)

Guarapuavano foi homenageado durante a cerimônia de abertura

chess-1215079_960_720

As disputas serão na Sociedade Esportiva Atalaia (Foto: Reprodução/Pixabay)

Começam neste sábado (10), em Guarapuava as disputas do I Aberto Internacional de Xadrez. O guarapuavano Hermes Kaminski, recebeu uma homenagem póstuma durante a cerimônia de abertura. A cerimônia ocorreu na noite dessa sexta (9) no Teatro Municipal de Guarapuava. As disputas serão na Sociedade Esportiva Atalaia.

As competições devem oferecer até R$ 20 em prêmios. E é organizado pelo Centro de Excelência de Xadrez (CEX) com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e Prefeitura de Guarapuava.

Segundo a programação, as competições terão início às 15h, e seguirão até domingo (11), quando haverá a premiação. Além disso, com classificação livre, o torneio terá duas modalidades: rápido e blitz. Em cada uma delas, além da categoria geral, haverá premiação para os destaques em outras categorias.

HOMENAGEM

Premiado em diversos campeonatos brasileiros do esporte, o guarapuavano Hermes Kaminski foi responsável pela realização do primeiro Campeonato Mundial de Xadrez, em Guarapuava, em 1991.

Ele foi homenageado durante o torneio este ano. Além disso, a programação trouxe diversas atividades que exibiram a arte e ciência do jogo, tão marcantes nas atuações de Hermes.

Durante a cerimônia de abertura na noite dessa sexta (9), no Teatro Municipal, o público pôde prestigiar gratuitamente os diversos talentos de Kaminski, como comunicador, escritor e compositor, com apresentações musicais e leitura de obras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo