22/08/2023
Cotidiano Paraná

Disque-denúncia registra 20 mil acusações de maus-tratos contra animais

Os dados são da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, que em parceria com as secretarias do Estado criaram uma aba no Disque-Denúncia 181

'Cãominhada' (Foto: Reprodução/Pixabay)

Conforme a Alep, só este ano o Paraná já totaliza 2.189 denúncias (Imagem: Reprodução/Disque-denúncia 181)

O disque-denúncia on-line registrou 20 mil acusações de maus-tratos contra animais domésticos no Paraná. Os dados são da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, que em parceria com as secretarias do Estado criaram uma aba para denúncias no Disque-Denúncia 181.

Disponível 24 horas, tanto por telefone quanto pelo site, o Governo do Paraná esclarece, ainda, que a intenção foi a de aproveitar toda a estrutura já disponível. Assim, a qualquer hora do dia ou da noite o cidadão pode efetuar esse tipo de denúncia.

Conforme a Casa Civil, a aba virtual entrou em vigor no final de 2019 e desde então ultrapassa as 20.000 denúncias, sendo o terceiro maior tipo criminal mais denunciado. De acordo com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2020 foram 7.0754 denúncias. Em 2021 as ocorrências virtuais atingiram 10.919. Já em 2022 o Paraná totaliza 2.189 ocorrências.

Dessa forma, a coordenadoria estadual informa que se torna necessária a implantação de uma rede de atendimento às denúncias. Para isso o Estado está disponibilizando para as prefeituras um curso à distância, com duração de 40 horas, entre vídeo aulas e material de leitura complementar. O objetivo é capacitar técnicos municipais para o adequado atendimento a essas denúncias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.