22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Divulgados vencedores do 2º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras

imagem-121297

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – A Agraria Malte divulgou na manhã desta quarta (26) os nomes dos três primeiros lugares do 2º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras. 15 jurados avaliaram mais de 100 receitas de cerveja enviadas de todo pais.

O grande vencedor do concurso que, na opinião dos jurados produziu a melhor cerveja de estilo Oktoberfest Bier, foi Fausto S. Muehlbauer, da cidade de Rio Negrinho (SC). Em segundo lugar ficou Lúcio Rogério Botelho, do Rio de Janeiro (RJ), e na terceira posição, Marcelo Luiz Zimmermann, de Pomerode (SC).

O ganhador do primeiro lugar, Fausto, vai levar uma viagem para a Alemanha, para visitar a maltaria Weyermann®, a feira Brau Beviale e a região de Hallertau, com todos os custos de transporte, hospedagem e alimentação pagos. O segundo colocado, Lúcio, poderá produzir sua receita na cervejaria experimental da Agrária Malte, com todos os custos de insumos e despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagos. Já o terceiro lugar, Marcelo, levará para casa 100 quilos de malte pilsen Agrária, 50 quilos de maltes especiais Weyermann®, cinco quilos de lúpulos HVG e dez sachês de fermento Lallemand.

JULGAMENTO

O processo de julgamento das receitas não foi nada simples, e levou em torno de seis horas, no último sábado, dia 22. Dos 250 inscritos no concurso, 103 enviaram as amostras dentro do prazo. As cervejas foram cuidadosamente analisadas e degustadas, de maneira que 32 foram selecionadas para a semifinal e, dessas, 12 foram levadas à final, até que finalmente os jurados se decidissem pelas três melhores.

O público pôde acompanhar o julgamento pela internet, através do Facebook, onde foram constantemente publicadas fotos e inclusive feita uma transmissão ao vivo. Este ano, os jurados vieram à casa da Agrária – o distrito de Entre Rios, em Guarapuava – para que pudessem conhecer a estrutura da Cooperativa.

INCENTIVO AOS CERVEJEIROS CASEIROS

O objetivo da Agrária Malte, ao realizar o concurso nacional, é incentivar a cultura cervejeira caseira e fomentar a permanente melhoria entre os praticantes dessa arte. De acordo com o coordenador comercial Rafael Mattes, a realização da competição mostra o quanto a Agrária dá importância a essa segmento.

“A repercussão foi muito boa, e isso nos deixa muito satisfeitos”, destacou. “Afinal, o mercado de craftbeer é estratégico para nós, porque muitos produtos que começam se destacando no meio caseiro são mais tarde utilizados também nas microcervejarias. O cervejeiro caseiro de hoje é o microcervejeiro de amanhã”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.