22/08/2023



Guarapuava Política

Do movimento estudantil à Presidência da Câmara, a trajetória de Pedro Moraes

Gestão humanizada dando voz ao povo promete ser uma das marcas do presidente mais jovem da história legislativa

Pedro Moraes, presidente da Câmara de Vereadores em Guarapuava (Foto: arquivo/RSN)

Pedro Moraes (Foto: Bruna Medeiros -RSN)

Em janeiro, muito mais do que o começo de um novo ano, a Câmara Municipal de Vereadores inicia um novo ciclo. Isso porque terá no comando o mais novo presidente da história legislativa guarapuavana. Aos 36 anos, Pedro Moraes, no segundo mandato como vereador, revelou ser um grande articulador. Solteiro, criado pela avó (já falecida) e pela mãe, o aprendizado que começou aos 12 anos no grêmio do Colégio Professor Newton Albach, foi o primeiro passo.

Lutando pela melhoria da qualidade de ensino, pelos direitos dos estudantes, Pedro decidiu ir adiante. Em 2012 filiou-se ao PSD, depois migrou para o antigo PRB, hoje Republicanos. Ainda pelo PRB encarou a primeira candidatura à Câmara. Com 601 votos ficou como primeiro suplente. Depois veio a eleição e uma atuação focada na saúde o que garantiu a reeleição com 1.567 votos. Um placar que o colocou como o mais votado entre os candidatos que concorreram à reeleição.

MUDANÇAS

Como legislador e agora liderando a Mesa Executiva, Pedro Moraes já contempla a bancada feminina com o segundo maior cargo em importância, a primeira secretaria.

Jovem, dinâmico, com um olhar humanizado gerado pela vida simples que o forjou, Pedro Moraes disse que essa é a marca que ele vai imprimir no Legislativo Municipal. Os pilares para a atuação nos próximos dois anos vai estar pautada pela transparência, pela harmonia entre as bancadas, pelo respeito e foco diferenciado em relação aos anseios do povo.

“Quero que a Câmara seja vista de uma nova maneira pela sociedade. Que seja protagonista no desenvolvimento da Região, atenta aos anseios da juventude e às necessidades das criança. Aberta à inclusão e à diversidade, dando voz a todos e a todas. Uma Guarapuava que gera oportunidades, que reconhece quem produz. Uma Guarapuava que se orgulha da sua história e que não tem medo do novo”.

*Reportagem publicada na revista de fim de ano do Portal RSN, com 88 páginas. Continue vendo que são os destaques de 2022 aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo