22/08/2023
Cotidiano

Dobra o consumo de água em Guarapuava e bairros continuam com desabastecimento

+Final de semana será sem água em bairros de Guarapuava

O consumo de água em Guarapuava tem chegado até o dobro do normal  por causa das altas temperaturas que vem sendo registradas nos últimos meses. De acordo com a Sanepar,  se a população não fizer uso inteligente da água, priorizando apenas o consumo humano, poderá chegar água de forma mais fraca em vários bairros, principalmente nas regiões mais altas e mais distantes, ou mesmo faltar água nos bairros mais altos.

Segundo a Sanepar  o alto consumo, o calor intenso e o tempo muito seco continuam causando falta de água nas seguintes regiões: Vila Pequena, Tancredo Neves, Airton Senna, Aeroporto, Vila Carli, Paz e Bem, Sol Nascente, Vila Rebouças, Núcleo Padre Chagas, Primavera e Pérola do Oeste (nesses últimos dois bairros, as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas não serão afetadas). 

A previsão é de que o abastecimento comece a normalizar somete  na segunda feira (03) pela manhã.

A Sanepar orienta: evitar lavar roupas, calçadas, carros e evitar o desperdício é essencial e ajuda a regularizar o abastecimento em menor prazo. Não varrer calçadas com a mangueira. Reduzir o tempo no banho. Reutilizar a água limpa da lavagem da máquina para lavar pisos, calçados e regar jardim.

A Sanepar insiste que os clientes que não possuem caixa-d'água poderão ficar desabastecidos. É muito importante que cada imóvel tenha caixa d'água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115 (24 horas). Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.