22/08/2023

Docentes aposentados lançam livro

imagem-89508

 Da Redação, com assessoria 

A Associação de docentes aposentados (Adau) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançou o livro “Memórias, Itinerários, e leituras”. O evento foi realizado na sala de eventos da Unicentro.  O exemplar contou com a participação de sete ex-professores da universidade, que durante muito tempo lecionaram nos cursos de História e Filosofia da universidade. Os ex-professores  participantes são Ariel José Pires, Mail Marques, Gracita Gruber, Zilma Haick, Déa Ferreira, Dionísio Burak e Ruth Leonhardt.

A organizadora e idealizadira do livro é a professora Ruth Rieth Leonhardt. De acordo com ela, a iniciativa faz os professores se sentirem mais ativos, contribuindo com a universidade mesmo já aposentados. “A partir da constatação de que os professores aposentados continuam produzindo, continuam escrevendo, percebemos que podemos publicar esses trabalhos e mostrar que, apesar de aposentados, nós temos ainda como contribuir com a universidade”.

A finalização do livro aconteceu em outubro do ano passado. Este ano ele está sendo lançado pela editora da Unicentro e é uma demonstração de que a produção do conhecimento não termina quando a carreira docente se encerra. “Quando a associação reúne pesquisadores de renome e lança um livro, mostra todo um trabalho, toda a importância daquilo que os pesquisadores fizeram ao longo da vida”, explica o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza.

Esta é a primeira publicação feita por ex-docentes. A ideia é que a iniciativa tenha continuidade, sempre valorizando os aposentados. Para o professor Ariel José Pires, que escreveu um capítulo para o livro, contribuir com a universidade, podendo passar mais uma vez seu conhecimento, é muito gratificante. “Dá um sentimento muito bom, de pertencimento, mesmo que agora aposentado, sinto que pertenço a essa história”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo